A produção de enzimas será realizada em biorreator com agitação mecânica. O inoculo será feito para que os alunos possam comparar produtividade e escalonamento industrial. A figura (2) apresenta o biorreator a ser utilizado para os ensaios.
Figura 2- Biorreator com agitação mecânica.
Após, os alunos determinarão a presença de açúcares do hidrolisado enzimático do encontro anterior através de kit para determinação de glicose. Estes dados serão anotados e servirão para análise futura.
Posteriormente, será realizada a fermentação açúcares proveniente da hidrólise dos lignocelulósicos e comparada com a fermentação tradicional com sacarose (10 g/L, 50 g/L e 100 g/L). Observar o protocolo a seguir:
Oficina sobre Fermentação
A busca por fontes de energia renováveis está sendo um dos objetivos da ciência na atualidade. A obtenção de bioetanol por processo fermentativo a partir de lignocelulósicos é uma alternativa, visto que o balanço energético é positivo. Desta forma, esta oficina se propõe a demonstrar um trabalho interdisciplinar a partir do processo fermentativo de produção de etanol por Saccharomyces cerevisae a partir de sacarose.
Questões globalizante
1- A partir do experimento, equacione a reação química que está que processo anaeróbio.
2- Através dos gráficos, relacione volume de CO2 com o tempo, descrevendo a equação geral da reta.
3- Observando a cinética do processo, verificamos que há crescimento da biomassa. A densidade da solução modifica-se? Proponha um mecanismo para determinação da densidade da solução.
4- Em um cultivo, observa-se diferentes fases de crescimento, caracterizando as fases lag, exponencial, estacionária e de decréscimo no crescimento. Esboce um gráfico a partir dos dados experimentais, identificando e estimando as fases de crescimento.
Como fechamento da atividade serão representados os gráficos para análise em termos de produção de álcool e inibição do processo. Os alunos deverão escrever um parágrafo síntese da oficina até o momento.